ALIMENTICIA


Alimenticia Limitada 
ALCOBAÇA
PORTUGAL

Ajudem-me não sei de que se trata este frasco no entanto tem gravado as palavras em cima mencionadas.

http://tempolivretoju.blogspot.pt

Fábrica Alimentícia

A construção desta residência oitocentista de arquitectura importada do Brasil, da família Araújo Guimarães, dá-se entre 1890 e 1910. Posteriormente co-propriedade de Júlio Biell. 
Em 1918 o edifício é adaptado a unidade fabril, incluindo a construção de anexos duma central hidroeléctrica dotada de uma turbina hidráulica com motor Diesel, e chaminé.


Em 1920 constituição da sociedade "Carlos Campeão e Cª ", tendo como fundador Carlos Pereira Campeão, farmacêutico local. Em 1921 formação de nova sociedade que recebe a designação "Carlos Campeão Lda.". 


Em 1922 a fábrica produz farinha da marca Cister, licores e conservas de frutas, tendo por gerentes Carlos Campeão e Emílio Raposo Magalhães.
É entre 1925 e 1930 o período de maior expansão nacional da farinha Cister.
Em 1932 nova denominação social, passando a sociedade a designar-se "Alimentícia, Lda.".
Entre 1939 e 1945 regista-se uma diminuição significativa de toda a produção face à quebra da procura, devido à segunda guerra mundial. 


Em 1950 instalação de maquinaria mais moderna, adaptada ao incremento da produção de leite condensado e rebuçados. 
A fábrica Alimentícia produziu como primeiro artigo a farinha láctea da marca Cister. Posteriormente as compotas, frutas cristalizadas, licores e ginjas formaram o conjunto dos produtos então fabricados.
Esta unidade industrial pioneira neste ramo de produção, viria a dar origem a uma série de outras fábricas de menor dimensão (propriedade de antigos funcionários), incidindo na mesma gama de produtos. 
Em 1985 dá-se o encerramento da laboração.
Coordenadas GPS: N39 33.014 W8 58.714

Comentários

Postagens mais visitadas