OMO
OMO (detergente para roupa)
branco
mais branco
cada vez mais branco
Fabricado por Ind. LEVER PORTUGUESA, LDA - Sacavém
PORTUGAL
branco
mais branco
cada vez mais branco
Fabricado por Ind. LEVER PORTUGUESA, LDA - Sacavém
PORTUGAL
HISTÓRIA
O detergente em pó OMO foi criado pelo grupo inglês Unilever na década de 1930. A palavra OMO era a abreviatutura de Old Mother Owl (velha mãe coruja) e referia-se à imagem que surgia na publicidade com uma sábia coruja que recomendava: «Usem-no», enquanto segurava num pacote deste produto. Para tornar mais implícito o uso da imagem os dois «O» representavam os olhos da coruja e o «M» central o bico estilizado. Contudo a imagem da coruja nunca saíu de Inglaterra.
O primeiro registo em Portugal data de 1950, ainda sem imagem, mas em 1955 foi publicado novo registo da marca, pedido pela Lever’s Zeep-Maatschappj N.V., uma firma holandesa, sediada em Roterdão, em que surgia a imagem da marca com a palavra Omo a preto sobre fundo branco e um espiculado à volta, nas cores encarnado e azul.
Só nessa altura foi feito o lançamento do detergente e se deu início às campanhas publicitárias informativas sobre o modo de utilização.
Foram distribuídos folhetos explicando a forma de lavar a roupa (roupa branca e lãs) em tanque. Por todo o país demonstradoras faziam esse ensino em casa, se assim o desejassem.
Durante as décadas de 50 e 60, de forma a aumentar a adesão ao detergente, foram desenvolvidas várias campanhas publicitárias que passavam pela oferta de utensílios domésticos às donas de casa em troca de cupões retirados das embalagens. Em 1959 foram oferecidos baldes de plástico; em 1960 cestos de roupa e panos de cozinha; em 1961 facas de cozinha; em 1963 tabuleiros para o forno; em 1965 e 1966 ofertas de caçarolas, colheres de chá, etc; em 1970 panos do pó.
Já anteriormente falei sobre estes brindes Omo, vistos como de grande utilidade pelas donas de casa numa época de dificuldades económicas em Portugal.
Após o 25 de abril de 1974 estas campanhas pararam, porque as condições sociais já eram outras ou porque o consumo do produto estava estabilizado.
REVISTA NOTÍCIA 26 de NOVEMBRO de 1966
Crónica Feminina 29 de Abril de 1982
_____________________________________________________________
VIDEOS
ANOS 60
Anos 60 / 70
Comentários
Postar um comentário