ACH. BRITO


ACH BRITO (caixa de sabonetes)

Obrigado Miguel Frazao

A Ach Brito é das mais antigas e mais acarinhadas empresas de Portugal.

Com uma história de produção de sabonetes e de outros artigos de perfumaria que remonta a 1887, a Ach Brito resistiu e triunfou ao teste do tempo, aliando a melhor tecnologia ao melhor que a tradição tem para nos oferecer, estando hoje presente em mais de 50 países com a sua marca de luxo: Claus Porto.

O sucesso da empresa deve-se à autenticidade e genuinidade dos seus produtos, ao riquíssimo portfolio histórico, às décadas de experiência na produção de sabonete e à extraordinária qualidade dos seus produtos, que resultam da utilização das melhores matérias-primas, de processos de fabrico tradicionais e do carinho colocado no embalamento manual de cada produto.
Reconhecida pela invulgar qualidade dos seus produtos, a Ach Brito quer continuar a levar o nome de Portugal mais longe, ao mesmo tempo que recupera o seu passado histórico e o partilha com o mundo, ávido de viver sensações e emoções apenas proporcionados por produtos autênticos, genuínos, artesanais e aromáticos.

Com uma história que remonta a 1887, com a fundação da Claus & Schweder pelos alemães Ferdinand Claus e George Schweder, a Ach Brito foi fundada em 1918 pelos irmãos Affonso e Aquilles de Brito. Em 1925, aquando da I Guerra Mundial, cujos desígnios ditam a venda em leilão da Claus & Schweder, a Ach Brito adquire a massa falida desta marca, aliando à inovação, experiência.

Depois de décadas a liderar o mercado e com o aparecimento de novos produtos - como o gel de banho - e novas redes de distribuição, o trajeto da marca perde ânimo, até que em 1994 a liderança da empresa passa para as mãos dos bisnetos de Achilles de Brito: Aquiles e Sónia Brito. A empresa é restruturada e o portfolio de produtos é reposicionado. Com o novo milénio surge também a vontade de alcançar novos horizontes e a marca de luxo da Ach Brito, a Claus Porto, começa a ser colocada nos mercados internacionais.

Em 2008 é adquirida a Saboaria e Perfumaria Confiança SA, a segunda mais antiga fábrica de sabonetes do país, e a Ach Brito passa a atuar transversalmente no mercado. 

Hoje em dia, a Ach Brito continua a prezar e a respeitar a sua história e tradição, sem nunca descuidar a qualidade e a inovação.


1918


Em 1918 inicia-se a história da Ach. Brito, que caminha hoje a passos largos para comemorar o primeiro centenário da sua fundação, como uma das mais prestigiadas e acarinhadas empresas de Portugal - tanto dentro de portas, como nos mercados estrangeiros.
Neste ano, os irmãos Affonso e Achilles de Brito (este último um dos sócios da Claus e Schweder) fundam a Ach. Brito & C.ª Lda, construindo uma reputação sólida baseada no emprego de técnicas e uso de tecnologias modernas, ganhando o seu espaço no mercado durante os 7 anos seguintes.

1925


Neste ano, a Ach. Brito concretiza o sonho de adquirir a Claus & Schweder, que na altura tinha já cerca de 30 anos de carreira e gozava de um enorme prestígio no mercado, mas que teve de ser vendida em leilão com o início da I Guerra Mundial, já que os seus sócios fundadores, Ferdinand Claus e Georges Schweder, eram de origem alemã. É da junção da experiência e prestígio da Claus & Schweder, à inovação da na altura recente Ach. Brito, que começa a desenhar-se o sucesso da nossa marca.

1934


A Claus & Schweder contava, na altura em que foi adquirida pela Ach. Brito, com um grande espólio de prémios nacionais e internacionais, que incluíam, por exemplo, várias medalhas de ouro conquistadas nos EUA e em Espanha, entre outros.No entanto, em 1926 a Ach. Brito continua a expandir este catálogo de prémios, ao receber no Porto, o Diploma de Grand Prix, na Exposição Industrial Portugueza. 
Em 1929 conquista a Medalha de Prata na Feira de Amostras da Industria Nacional da Associação Industrial Portugueza, realizada no Estoril. O reconhecimento inerente à conquista destes prémios, culmina com a participação da Ach. Brito, em 1934, na I Exposição Colonial Portuguesa, o primeiro grande evento de dimensão nacional que se propunha mostrar Portugal como uma nação colonial imperial, una e indivisível.

1953

Com o objetivo de conseguir diferenciar-se, a Ach. Brito inclui, em 1953, uma litografia nas suas instalações. A partir deste momento, o processo produtivo é inteiramente realizado nas instalações da empresa: desde o fabrico, à rotulagem, ao acondicionamento dos produtos.
Para tornar os produtos ainda mais únicos e conferir-lhes um carácter ainda mais especial, os rótulos eram pintados à mão, o que fazia com que se distinguissem de forma clara no mundo da perfumaria.

1968


1968 foi um ano de importantes acontecimentos para a Ach. Brito. Para além de comemorar os seus primeiros 50 anos de existência, a fábrica da empresa - que era na altura das mais relevantes de toda a indústria portuguesa - recebe a visita do então Presidente da República, Américo Thomaz.
Para celebrar o meio século de existência, é lançada uma publicação contendo a história da marca no contexto da indústria de perfumaria em Portugal. Esta publicação imortaliza o espírito que ficará para sempre associado à Ach Brito: "A maior, melhor e mais experiente fábrica de perfumaria de Portugal: Ach. Brito”.

1994


No ano de 1994 a liderança da empresa passa a ser dos irmãos Aquiles e Sónia Brito, bisnetos do fundador Achilles de Brito.
É a partir deste ano que se inicia um novo ciclo que faz da Ach. Brito o que ela é hoje - a marca do sector preferida no país e no estrangeiro. A empresa foi reestruturada, tanto ao nível dos recursos humanos como da produção. O portfolio de produtos é também estrategicamente reposicionado.


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