FANTA


FANTA (refrigerante)

Preparado por COPOREL. LISBOA
Com autorização do proprietário da marca.
Corado artificialmente.

Vidreira Santos Barosa (SB)
Provavelmente do período de 1955 a 1972





FANTA (Refrigerante)
(300ml)

Bottle for beverage use only
Origem: Moçambique

Obrigado Ricardo Mauricio

A história 
Um dos refrigerantes mais famosos do mundo surgiu por uma necessidade. Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola, localizada em Essen, deixou de receber o xarope base utilizado no preparo do tradicional refrigerante de cola devido às sanções impostas pelos Aliados, Max Keith, então chefe de operações da unidade alemã, se viu obrigado a procurar outros ingredientes para a criação de um novo produto na tentativa de evitar a suspensão das atividades da unidade fabril, além de manter o maquinário em funcionamento. O resultado desses esforços foi o surgimento de um refrigerante com sabor de fruta.

Esse novo refrigerante criado pelo um químico alemão de sobrenome Schetelig, tinha cor amarela e leve sabor de maçã, feito de fibras de maçã compradas de uma fábrica de produção de Cidra. Além disso, ele adicionou soro de leite, que sobrava da fabricação de queijos. Ou seja, o refrigerante foi criado com o “resto dos restos”, como Keith contou depois. O nome do novo produto foi escolhido através de um concurso entre os funcionários da empresa, e coube a um experiente vendedor, chamado Joe Knipp, batizar a nova bebida de FANTA. O nome foi retirado da palavra “fantástico” (em alemão “Phantastischen”), que era parecida em muitas línguas e com som e pronúncia semelhante. Inicialmente, o novo refrigerante não conseguiu criar uma identidade definida, tendo seu sabor constantemente alterado de acordo com os ingredientes disponíveis. Porém, a propaganda alemã à época sabia ser bem persuasiva e não demorou muito para que o refrigerante caísse no gosto popular.

No período pós-guerra, entre 1945 e 1955, a marca FANTA foi usada apenas para não perder o registro. Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela subsidiária italiana da Coca-Cola no dia 29 de abril de 1955 na cidade de Nápoles. Docinha, borbulhante, com gosto de chiclete com suco e de coloração, obviamente, alaranjada, o novo refrigerante não tardaria a fazer sucesso. Pouco depois, em 1958, o produto foi introduzido no mercado japonês. Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos nesse mesmo ano, colocado primeiramente teste nas cidades de Boston, Chicago e San Francisco, e dois anos depois na Argentina.

Somente no dia 3 de maio de 1960, o conselho de diretores da empresa autorizou a criação da Companhia de Bebidas Fanta, uma divisão da The Coca-Cola Company. Na época, a linha era composta pelos sabores laranja, uva, lima-limão e gengibre, além da versão light do refrigerante. As garrafas estavam disponíveis nas opções flint (transparente) ou verde, nos tamanhos de 7, 10, 12 e 26 onças. Pouco tempo depois, três sabores (cereja preta, morango e club soda) foram acrescentados à linha de FANTA, e uma garrafa de 16 onças foi disponibilizada como mais uma opção de embalagem. Na década de 1980 FANTA foi introduzida em vários novos mercados, como por exemplo, em Portugal, onde o refrigerante foi lançado em 1983. Além disso, a marca também iniciou o lançamento de vários outros sabores, sempre baseados em frutas.


A garrafa 
A garrafa usada pela TCCEC - The Coca-Cola Export Corporation - para distribuição de FANTA era uma garrafa de parede reta criada na Alemanha, que exibia uma versão do logotipo também desenvolvida no país. Em 1955, o Sr. Lee Talley, então presidente da TCCEC, solicitou ajuda para o desenvolvimento de um novo desenho de garrafa ao Comitê de Embalagem da The Coca-Cola Company, que por sua vez apresentou um pedido a Raymond Loewy. Ele submeteu entre 25 e 30 desenhos diferentes para a garrafa e também para o logotipo. A garrafa tinha que ter a mesma altura e o mesmo diâmetro da garrafa da Coca-Cola, mas não poderia apresentar qualquer semelhança com esta. Por isso, nada de curvas. A garrafa era sombreada com pontinhos, cuja finalidade era lhe conferir o aspecto de gelada. Logo após seu lançamento no mercado interno, seguiram-se pequenas mudanças, inclusive a eliminação do pontilhado no gargalo e a remoção do anel horizontal inferior. A garrafa de FANTA foi disponibilizada para todos os fabricantes da empresa em 1960. O primeiro tamanho lançado foi o de 7 onças, surgindo posteriormente outros como 10, 12, e 26 onças.

No decorrer dos anos a garrafa de FANTA, que se tornou um dos principais ícones de reconhecimento da marca, foi sendo modernizada. Depois de utilizar vidro nas cores âmbar e verde, a marca adotou o vidro transparente em seu último design, que ganhou curvas acentuadas. A imagem abaixo mostra a evolução deste ícone.


A evolução visual 
Durante toda sua história o logotipo da FANTA foi sendo modernizado ganhando um design arrojado e mais recentemente alinhado com o público adolescente, principal alvo da marca. FANTA nasceu na Alemanha em plena guerra mundial com uma identidade visual na cor preta, mas quando em 1955 o sabor laranja foi lançado para o mundo um novo logotipo foi adotado. E por incrível que pareça seu logotipo tinha uma cor azul clara. Finalmente em 1972 a marca apresentou uma nova identidade visual: tipografia de letra mais moderna e pequenas laranjas em cima da letra N. Pouco depois adotou a cor laranja ou azul, dependendo do mercado.

Em 1995 o logotipo foi atualizado: os pontinhos laranjas deram lugar a uma folha estilizada nas cores laranja e verde. Pouco depois, em 1997, nova mudança: dessa vez a tipografia de letra foi modificada e uma folha verde inserida na letra N. Em 2004 o logotipo foi apenas simplificado. Finalmente em 2009 a marca introduziu sua nova identidade visual, aplicada não somente no logotipo. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Office de San Francisco e incluiu uma nova e moderna tipografia de letra. A folha verde também foi totalmente remodelada. Além disso, o nome da marca passou a ser escrito dentro de um círculo laranja.

                                                          1941                              1955
1972                                   
 1995                             1997
2004                             2009


http://www.mundodasmarcas.blogspot.pt/2006/06/fanta-fun-with-fanta.html

___________________________________________________________________________________

1941 (Alemanha)


1970 (Brasil)

1971 (Brasil)







Comentários

Postagens mais visitadas