DR BAYARD
DR BAYARD (rebuçados)
não temos para dizer Dr. Bayard são Dr. Bayard
http://www.drbayard.pt/
Rua Gomes Freire, 10,10 A e B
2700 - 428 AMADORA . Telf. 214930394
Corria o ano de 1939, Álvaro Matias trabalhava como marçano numa mercearia de Lisboa. De origem humilde, nascido no Vale da Mula (Almeida), procurava na capital uma vida melhor.
Era o início da Segunda Guerra Mundial, e Lisboa enchia-se de refugiados europeus. Por esta altura os produtos essenciais começavam a escassear. Um desses refugiados, francês, entrou um dia na mercearia para comprar um presunto. Com alguma dificuldade, Álvaro Matias conseguiu vender-lhe um inteiro e o francês passou a ser cliente assíduo da casa. Laços de amizade começaram a nascer entre
o marçano e o cliente, chegando este a ensinar-lhe francês, que Álvaro aprendeu com alguma facilidade.
Ao longo da sua estadia em Lisboa, a situação económica
do Dr. Bayard alterou-se, passando Álvaro Matias a “ajudá-lo” com os produtos da mercearia. Com o fim da guerra, o francês e a família regressaram a França, mas antes “agradeceu” ao seu amigo português com a única coisa de valor que ainda possuía a receita dos “Rebuçados do Dr. Bayard”.
Álvaro Matias começou por uma pequena indústria caseira, para a qual contribuía o trabalho da sua família. O negócio foi prosperando e houve necessidade de industrializar a produção.
Actualmente, a actividade totalmente mecanizada é continuada pelo filho José António e também por um dos netos, André. Desde 1949 que a fórmula dos rebuçados peitorais Dr. Bayard mantém-se inalterável.
O segredo bem guardado reside na mistura dos ingredientes que asseguram as qualidades terapêuticas e na afinação das máquinas, que definem determinadas temperaturas e tempos de secagem.
40 quilos de massa de três em três minutos;
40 toneladas de mel por ano;
600 toneladas de açúcar por ano;
1000 rebuçados por minuto.
Fábrica de Rebuçados Dr. Bayard,
a tradição mantém-se geração após geração.
Comentários
Postar um comentário