LIFEBUOY
LIFEBUOY (sabonete)
Toilet soap
For Family Health
Mfd. for UNILEVER Export International , Bristol, England on behalf of the trademark Proprietor. Nominal weigt 85g. GUJ/GC/25A
Maria Teresa & Proença, Lda
Largo de Loios, 55 PORTO
Importador/Distribuidor
Sabonete de Banho
Fabricado em INGLATERRA
Toilet soap
For Family Health
Mfd. for UNILEVER Export International , Bristol, England on behalf of the trademark Proprietor. Nominal weigt 85g. GUJ/GC/25A
Maria Teresa & Proença, Lda
Largo de Loios, 55 PORTO
Importador/Distribuidor
Sabonete de Banho
Fabricado em INGLATERRA
HISTÓRIA
A Revolução Industrial: Um agente para o descobrimento
William Hesketh Lever fundou a marca Lifebuoy na Inglaterra em 1894 como Sabonete Desinfetante Real.
Lever cresceu na industrializada Bolton, Lancashire, típica cidade inglesa da época da Revolução Industrial, com milhares de pessoas vivendo em bairros pobres onde se proliferavam doenças. Epidemias de febre tifóide, disenteria e febre amarela eram comuns e a mortalidade infantil extremamente alta.
'A limpeza está próxima da Divindade' era o tema comum de grupos reformistas que exigiam educação sanitária e melhorias na condição de vida dos pobres e das classes operárias. Eles também exigiam uma abordagem preventiva para reduzir a infecção de doenças causadas por más condições higiênicas.
Lever buscou persistentemente a fórmula perfeita de um sabonete que pudesse combater os germes e fosse acessível a todos. Sua descoberta dos usos do ácido carbólico (fenol) pode ser considerada um grande marco científico da época.
O papel do ácido carbólico
Lifebuoy foi o primeiro sabonete do mundo com ácido carbólico, um ingrediente revolucionário descoberto na década de 1860.
Desde seu lançamento, Lifebuoy foi considerado mais do que um simples sabonete por seus consumidores. Tornou-se parte de suas vidas, visto que proporcionava higiene e proteção de doenças para toda a família - um verdadeiro "salva-vidas".
O ácido carbólico também deu ao Lifebuoy seu aroma característico, sendo sinônimo de limpeza e saúde por muitos anos.
A visão de Lever e a missão social da marca
Lever acreditava que toda empresa era responsável diante da comunidade e considerava Lifebuoy como um veículo para promover a higiene e melhores condições de vida a todos. Desde sua origem em 1894, a propaganda da marca Lifebuoy tem focado na educação sanitária como um meio de combater as doenças.
Os anúncios da marca orientam o público em vários assuntos de saúde, desde o papel de germes e micróbios na propagação das doenças, até o fornecimento de dicas para manter a casa limpa e a família saudável. Campanhas publicitárias, demonstrações e visitas porta-a-porta são parte integral das campanhas Lifebuoy para educar as pessoas sobre a higiene.
Lifebuoy ainda conseguiu o apoio de profissionais da área médica e cientistas que aprovam seu uso em casos de doenças infecciosas.
Mãe - A doutora da saúde
Ao reconhecer desde cedo a importância da família, particularmente o papel das mães em assegurar a saúde das crianças e das futuras gerações, a marca Lifebuoy lançou uma nova personagem em suas campanhas publicitárias na décade de 1920, 'Mãe, a doutora da saúde'.
A campanha se direcionava especificamente às mulheres, dada sua atenção a cuidar da saúde de seus filhos e família. A ideia da mãe como uma protetora da saúde de sua família se desenvolveu em um tema para todos os tempos, e, até hoje, faz parte dos anúncios da marca Lifebuoy.
Lavar as mãos - O Hábito Lifebuoy
Na mesma época, campanhas escolares promovidas pela marca Lifebuoy educaram as crianças quanto à necessidade de lavar as mãos regularmente, tornando-se conhecidas popularmente como "O Hábito Lifebuoy".
As campanhas aconselhavam mães, professores, médicos e autoridades da área da saúde a terem uma responsabilidade em comum de ensinar às crianças a importância da higiene e da limpeza, e a cultivarem isso como um hábito.
Ainda mais, anúncios impressos incentivavam as crianças a lavarem suas mãos com sabão em alguns momentos importantes do dia - antes de refeições, após as brincadeiras e antes de irem dormir.
Os programas escolares exibiam gráficos sobre a limpeza das mãos e premiavam as crianças que praticassem 'O Hábito Lifebuoy'.
O Habito Lifebuoy é até hoje um elemento importante nos programas de educação de higiene pessoal da marca Lifebuoy. Por mais de 70 anos, Lifebuoy tem se envolvido em atividades educacionais em escolas de países como África do Sul, Indonésia, Paquistão e Índia.
Saiba mais sobre como a marca Lifebuoy tem continuado a missão de William H. Lever em propagar a educação sanitária mundialmente em "Missão Social".
Uma marca mundial desde o início; uma marca mundial hoje em dia
Lifebuoy chegou pela primeira vez ao Sul da Ásia, Índia, em 1895, entrando em um mercado grande e complexo. Na metade da década de 1930, havia tamanha demanda pela marca que a Lever Brothers começou a fabricar o sabonete Lifebuoy em diversas fábricas indianas.
A marca era distribuída por estradas, vias férreas e fluviais a fim de estender seu alcance aos mercados do Sri Lanka, Burma, Bangladesh e Paquistão, que apresentavam uma necessidade urgente de educação sanitária e controle de doenças.
Sendo um dos primeiros sabonetes com ácido carbólico vendido nestes mercados, as propriedades anti-sépticas de Lifebuoy forneceram uma proteção higiênica vital, e a marca continuou a comunicar sua missão principal: garantir uma vida saudável pela higiene.
Na década de 1890, Lifebuoy foi um dos primeiros sabonetes de marca a entrar no continente africano. A fabricação local teve início em 1911 na África do Sul, e a abordagem da marca de salvar vidas foi introduzida no continente africano. A marca instruiu pessoas em comunidades e escolas sobre a importância e o papel da higiene.
Em 1949, Lifebuoy faz sua incursão no sudeste asiático, posicionando-se como uma marca de saúde. A população da Indonésia também sofria com epidemias e más condições de saneamento similares às do Sul da Ásia e da África.
Hoje em dia, a marca Lifebuoy continua a lançar produtos inovadores e realizar programas de educação sanitária em mercados tais como o Quênia, Tanzânia, Uganda, Malawi, Zâmbia, Vietnã, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia. E agora chega na América Latina em países como Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
EVOLUÇÃO DA EMBALAGEM
Comentários
Postar um comentário